NAVA lista cinco dicas para proteção dos meios de pagamento no e-commerce durante a Black Friday

 

São Paulo, novembro de 2023 – Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o DataFolha, a Black Friday deste ano deve movimentar cerca de R$ 15 bilhões e o cartão de crédito deve ser o meio de pagamento favorito para 44% dos consumidores. 

Para Wesney Silva, Head of Cybersecurity da Nava Technology for Business, nesse período do ano, historicamente, é observado um aumento significativo no acesso às plataformas digitais e, assim, empresas enfrentam muitos desafios, como sistemas de e-commerce desprotegidos, gaps de capacidade na  infraestrutura digital, campanhas falsas e grupos que cometem os mais variados crimes cibernéticos (desde as tradicionais invasões aos sistemas para subtrair dados, passando pelos ataques cujos objetivos são tirar sistemas do ar e ataques que muitas vezes passam longe das análises de riscos: a cadeia de logística). Um outro ponto que algumas vezes passa despercebido nas análises de riscos corporativas são os clientes.      

     “Levando em consideração que os consumidores são o elo mais fraco de toda a cadeia de consumo, as companhias devem se prevenir o máximo possível para evitar problemas com a experiência da compra e, consequentemente, terem a sua imagem impactada de forma negativa. Dessa forma, reforçar a segurança digital é primordial”, ressalta o executivo. 

Entre os principais cuidados que as companhias devem ter com os meios de pagamento no e-commerce durante o mês da Black Friday, Wesney Silva destaca:

  • Orientar os consumidores: É de extrema importância ressaltar a orientação básica aos consumidores para prestarem atenção nos sites que estão acessando e verificar se o que está sendo acessado é realmente o domínio pertencente à empresa.
  • Mecanismos de validação: É importante oferecer mecanismos de validação para o consumidor verificar se as informações de pagamento estão corretas e válidas: se o boleto emitido é válido, se o nome da empresa está correto no PIX, se a URL utilizada na transação via cartão de crédito é a original, se utiliza gateways de pagamento confiáveis e certificados pela organização global PCI (Payment Card Industry), entre outras formas. 
  • Centrais de atendimento: Caso os consumidores enfrentem problemas ou tenham dúvidas no pagamento, é minimamente esperado que a empresa disponibilize centrais de atendimento para que possam auxiliar os clientes. 
  • Segurança tecnológica: Além de tomar as medidas técnicas necessárias para proteger, especialmente, as transações de pagamentos, é importante consultar uma empresa especializada para verificar se existe algum tipo de falha na segurança da plataforma de e-commerce. Também é recomendado que sejam estudadas formas de validação das compras efetivamente, evitando que as empresas que vendem eletronicamente tenham dispêndios desnecessários com compras falsas.
  • Dados seguros: As empresas devem armazenar em seus bancos de dados apenas as informações estritamente necessárias para o negócio e, consequentemente, proteger e criptografar as que forem colhidas, pois um suposto vazamento de dados dos consumidores, além de destinar informações a criminosos que podem gerar compras indevidas, pode expor a empresa a receber uma multa pesada por conta da LGPD.

Sobre a empresa

Com mais de 27 anos de atuação, a NAVA Technology for Business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, de seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo. Saiba mais em https://nava.com.br


Informações para imprensa

[email protected]
Eduardo Ramos | (12) 98111-4505
Cassia Schittini | (11) 97732-0294
RPMA Comunicação
Tel.: 11 5501-4655

www.rpmacomunicacao.com.br