A tecnologia 5G começa a se tornar realidade em outros países e ter suas funcionalidades aplicadas, não só para os usuários, mas, principalmente, transformando o modelo de negócio das empresas. Em território nacional, também já conseguimos visualizar os primeiros passos sendo dados para aplicar o melhor da performance 5G.

A partir de sua instalação e aplicação, poderemos modificar totalmente o ambiente de trabalho, por exemplo. Além disso, o potencial para novos aplicativos e tecnologias habilitadas é ilimitado. Respostas mais rápidas são apenas o princípio. Então, diferentemente de qualquer outra geração de transmissão de dados, essa irá potencializar ainda mais a criatividade humana, abrindo novas oportunidades para as empresas se reinventarem e inovarem.

A vantagem dessa tecnologia ante as atuais são as milhares de aplicações e serviços possíveis para atender consumidores e empresas. Hoje, a limitação de banda é um gargalo muito grande no desenvolvimento de produtos que dependem de conectividade. O varejo, por exemplo, já está desenvolvendo projetos aplicando realidade aumentada para vitrines. Apesar de ser uma ideia arrojada, mas já conhecida em alguns países, e prometer um crescimento exponencial na interação, essas soluções podem não oferecer a experiência adequada, por conta da infraestrutura atual que não permite a transmissão de dados necessária e de maneira confiável. A ideia é que, com a chegada do 5G, o leque das possibilidades para as empresas e para o usuário final sejam bastante ampliados.

Por isso, existe uma grande ansiedade em finalizar rapidamente o leilão da banda no Brasil. As oportunidades de negócios serão infinitas, especialmente para as empresas focadas em B2B. Uma das possibilidades, por exemplo, será o monitoramento em tempo real das movimentações de negócios de forma ainda mais eficiente. Nesse sentido, há empresas que já estão um passo à frente e que, além de monitorarem as transações e experiência de seus usuários em tempo real, utilizam dados como volumetria e transações para gerar insights relevantes sobre comportamento e desempenho do negócio.

Ainda sobre B2B, será necessária a substituição do cabeamento da rede que, por sua vez, representa custo significativo de infraestrutura, seja pela implementação ou pela manutenção. Já com o 5G, grande parte desse equipamento não será necessário. Apesar da necessidade de ampliação local da quantidade de nódulos da rede, a expectativa é que as operações sejam mais rápidas, limpas e simples, para suportar o atendimento ao público, por exemplo, que hoje é caro e tem riscos de interrupção. Então, será possível um aumento do SLA e uma grande redução dos custos operacionais.

Além disso, o 5G é uma tecnologia democrática, que quer eliminar a dificuldade onerosa de instalação de internet para os clientes finais, sejam eles companhias ou pessoas físicas. Hoje, boa parte da entrega é feita por fibra e cabeamento do ambiente. Já o 5G, que pode ter dois modelos aplicados no Brasil – small cells ou torres – oferecerá uma capacidade muito grande de banda, reduzindo custos para o usuário e ampliando as possibilidades de novas ofertas de produtos como streaming em alta definição ou serviços de IoT.

Diante do surgimento de soluções avançadas em tecnologia, é importante que o Brasil não fique para trás, já que a tecnologia também impulsionará o aumento das redes fixas. Ainda, segundo o estudo de junho de 2020 da Ericsson, até 2025, espera-se que 25% do tráfego de dados de redes móveis do mundo seja feito via banda larga fixa ao domicílio ou por meio de acesso fixo sem fio, fortalecido pelo 5G. A pesquisa também nos mostra que a procura pela banda será exponencial, com previsão de chegar a marca de um bilhão de assinantes dois anos mais rápido que seu antecessor, gerando uma competição acirrada de ofertas entre operadoras.

Ter observabilidade completa deste ambiente com a utilização de mecanismos de inteligência de negócios, garantirá que as empresas, especialmente focadas no mercado B2B, evoluam sua operação aproveitando os benefícios do 5G em sua totalidade. Nessa jornada de nos adaptarmos às novas tecnologias, ficar atentos às novidades será essencial para alavancar negócios e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a novas possibilidades.

Gustavo Delfino
EVP Business Development da NAVA Technology for Business

Sobre a empresa

A NAVA é o resultado da consolidação de um grupo de empresas de tecnologia que se uniram para oferecer um portfólio completo de soluções e ajudar clientes em suas jornadas de transformação digital. Hoje, a NAVA conta com mais de 800 colaboradores, já entregou mais de 10 mil projetos e é uma das empresas que mais tem se diferenciado no mercado de tecnologia. Para mais informações, acesse www.nava.com.br


Informações para imprensa

RPMA Comunicação
[email protected]
(11) 5501-4655

Diego Casarotti
[email protected]
(11) 98917-0589

Juliana Gaspardo
[email protected]
(11) 99223-5009