São Paulo, julho de 2022 – De acordo com o Gartner, a receita gerada por softwares de inteligência artificial deve atingir a marca de 62,5 bilhões de dólares em 2022, o que representa um crescimento de aproximadamente 21% em relação ao valor em 2021, quando o faturamento global foi de 51,5 bilhões de dólares.

Para Jeniffer Nolasco, Tech Lead da NAVA Technology for Business, companhia de serviços e soluções de negócios e tecnologia, a inteligência artificial incrementa os produtos e serviços das empresas. “Os ganhos em eficiência e produtividade são os benefícios mais comuns da implementação da IA dentro das organizações, já que a tecnologia é ótima para substituir humanos em demandas repetitivas em escalas de alta velocidade. Ao mesmo tempo, ao remover essas tarefas das responsabilidades de humanos, permite que eles façam trabalhos de maior complexidade, levando as organizações a minimizarem os custos”, destaca.

Entre os principais segmentos que prometem movimentar o mercado de inteligência artificial, estão as áreas de Finanças & Contabilidade, Saúde, TI, Segurança e Customer Experience (experiência do consumidor). Por meio de soluções de última geração, as empresas terão sistemas corporativos inteligentes suficientemente para analisar os dados, antecipar futuro e fazer previsões, automatizar tarefas cotidianas e lembrar de atividades que demandam uma maior atenção do colaborador.

Segundo relatório do Gartner, poucos trabalhos serão substituídos por IA, mas quase todas as atividades passarão por alguma automação ou por aprimoramento digital.

O Gartner prevê, ainda, que metade das empresas do mundo deverá alcançar um grau de maturidade do emprego de softwares de inteligência artificial até 2025. A receita gerada por essa tecnologia deverá aumentar conforme crescerem os investimentos, especialmente em setores relacionados à coleta e à análise de dados.

“Em geral, as empresas estão aprendendo como se adaptar à inteligência artificial. No entanto, aquelas que não investirem em tecnologias emergentes perdem competitividade e, consequentemente, capacidade de resposta ao mercado”, afirma Jeniffer.

Sobre a empresa

Com mais de 26 anos de atuação, a NAVA Technology for business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como Plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. Assim, a NAVA inspira pessoas e empresas dos setores financeiro, seguros, meios de pagamento, educação, energia, saúde, telecomunicações e varejo a transformar e impactar positivamente o mundo. Saiba mais em https://nava.com.br


Informações para imprensa

RPMA Comunicação
[email protected]
(11) 5501-4655
www.rpmacomunicacao.com.br